Planner ou Bullet Journal?

by - 03 fevereiro

Ultimamente, tenho me dado conta que quase só falo de filmes ou séries no meu blogue, por isso hoje decidi "fugir" um pouco dessa corrente e trazer-vos um tema diferente.

Fotografia da @appybujo

Hoje mais do que nunca, organização é a palavra chave para tudo aquilo que fazemos quer seja para o trabalho ou para a escola/universidade. O teletrabalho e o ensino à distância "obrigam" a uma organização muito melhor do que antes para não perder o foco daquilo que estamos ou temos de fazer. Daí, as agendas/planners ou bullet journal serem tão importantes.

Provavelmente, muitos de vocês já ouviram falar do bullet journal. Para quem não está a par das últimas novidades, um bullet journal (também conhecido como bujo) é uma espécie de agenda/planner. A diferença é que é a própria pessoa que o cria e desenvolve à medida das suas necessidades. Enquanto a agenda/planner já vem com tudo definido (dias da semana, horas, horários, etc.), ou seja, já têm a "papinha" feita, no bullet journal, podem colocar toda a vossa criatividade e imaginação.

Não vou mentir... Nunca fiz um bujo, nem sei se algum dia irei começar um (tenho de pensar melhor nisso). Em primeiro lugar, porque não tenho muita paciência para estar a colocar tudo "bonitinho". Já não é fácil estar todos os dias/semanas a escrever aquilo que tenho de fazer na semana seguinte na minha agenda... imaginem agora se, além desse trabalho, tivesse de fazer lettering, desenhos, colocar mil e uma coisas que nem me lembro. O resultado fica muito bonito, mas dá muito trabalho e eu não sei se teria assim tanto tempo e criatividade para o fazer. Segundo, e bastante importante, não me acredito que tenha assim tanto "jeitinho" para fazer um bujo. A minha letra não é assim tão feia, mas não sei fazer lettering, nem organizar as coisas como se fosse para colocar no Pinterest.

Fotografia da Faber Castell


Sinceramente, já pensei mais do que uma vez em começar um bujo. Aliás, a Catarina Real, da @appybujo, lançou em janeiro uma versão incrível do bullet journal, que até me deu vontade de querer adquirí-lo. Aliás, adoro aquela capa (simples e, ao mesmo tempo, girly)! Quem me dera que lançasse o mesmo notebook, mas com linhas. Infelizmente, só não o comprei pelos motivos que mencionei anteriormente.

Apesar de considerar que, para mim, o bullet journal não é a melhor forma para me organizar, não significa que não valha a pena. Isso varia de pessoa para pessoa. Cada um é como é e deve comprar aquilo que acha que é melhor para si. Existem vários prós e contras se optarem por um ou por outro, mas a decisão final é totalmente vossa!


Porquê o Planner?

Vantagens

  • Perfeito, para quem gosta de coisas práticas e quase não tem tempo para nada por causa do "reboliço" do quotidiano (trabalho, escola/universidade, whatever).
  • Tal como tinha dito anteriormente, já vem com tudo feito. É só começar a anotar todos os compromissos/eventos.

Desvantagens

  • planner é um tipo de agenda muito completo e, por isso, acaba se tornando muito pesado. Geralmente, as pessoas preferem planners semanais ou mensais que são um pouco pesados. Agora, imaginem o peso planner diário (que é o meu caso)...
  • Pode ser caro dependendo da loja ou marca, e/ou se é personalizada (ou não).

Agendas Mr. Wonderful 2020


Porquê o Bullet Journal?

Vantagens

  • Esta agenda não é propriamente para "quem tem tempo" (pois qualquer um de nós tem tempo se realmente o quiser fazer). Na verdade, é para todos aqueles que adoram desenhar e sabem organizar o seu tempo para fazer aquilo que gostam. É uma forma de motivação e, ao mesmo tempo de "terapia"(relaxamento), pois põe à prova toda a criatividade da pessoa.
  • Caso alguém esteja com falta de inspiração, não faltam ideias no Pinterest e DIY's no YouTube.

Desvantagens

  • Ao contrário do que muitos dizem e de algumas pesquisas que fiz, não me acredito que o preço seja uma vantagem... Apesar de à primeira vista, o bullet journal (caderno) em si custar muito menos que o planner, o certo é que, se optarem por comprar stickers XPTO, lápis de cor, cartolinas, washi tapesglitter... todos esses materiais tornam o produto caro. Por isso, eu acredito que, em termos de preço, acaba por ser muito semelhante ao planner.
  • Como não vem com tudo feito, demora tempo a fazer e organizar. É necessário gastar algum tempo no bujo para colocar tudo em ordem (todas as semanas ou todos os meses).
Fotografia de Kimberly Shrack

E tu? Qual preferes: bujo ou planner? Existe mais alguma vantagem/desvantagem que não tenha falado?

You May Also Like

7 comentários

  1. Acho que devias olhar para a coisa desta forma: qual dos dois dará mais dinheiro aos meus herdeiros num leilão depois de eu ter sido uma star à escala mundial? É aqui que reside o busílis da questão :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah! Ah! Ah! Bem visto. Hoje em dia, não há muitos Picassos ou Van Gogh's. Agora, fizeste-me rir com essa observação. XD

      Eliminar
    2. É a vantagem de teres seguidores que pensam fora da caixa :P Fiz-te rir e nem tiveste de pagar por isso :P

      Eliminar
  2. Adorei a publicação!!Quais são as agendas de que mais gostas) ;)
    Também nos dias de hoje tenho sentido mais necessidade para a organização!
    Eu prefiro uma combinação dos dois (agenda e bujo) ahah! Reparei que havia dias em não preenchia a vista diária das agendas, e que havia tarefas que não completava num dia então acabava por as migrar de um dia para outro, e para outro... Tornava-se cansativo.
    Assim, agora tenho um caderno pequeno já com todas as vistas mensais todas feitas. Assim tenho sempre um calendário pronto, e não tenho de gastar tempo a criar um (calendário) quando surge um compromisso (que só iria ocorrer em junho 2021, por exemplo).
    Tem também a versatilidade de um bujo porque posso criar em qualquer sítio do caderno uma página de notas, uma lista de séries, etc. Ainda que não faça porque não gosto de misturar trabalho com lazer, que penso ser uma outra desvantagem dos bujo (para mim), mas muitas pessoas que gostam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente isso que penso. Não faz sentido já está a desenhar no bujo eventos de junho de 2021. Daí, achar mais prático e versátil o planner, mas sinceramente nunca experimentei misturar o planner com o bujo.
      Quanto às minhas agendas favoritas, neste momento, é da Mr. Wonderful, mas vi uma muito recentemente que dá para personalizar com o logo do meu projeto. Só não a vou comprar já, porque ainda tenho uma para terminar até agosto. Depois, logo se vê...

      Eliminar
  3. Eu prefiro o Planner, muito mais fácil de me organizar.
    Bullet Journal para ficar bonito exige tempo e a meu ver, não compensa.
    Beijinhos :)
    https://www.dailyvlife.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo. É mais fácil e rápido. De certa forma, acho que o planner também consegue ser tão bonito quanto o bujo, dependendo daquele que decidimos adquirir.

      Eliminar

Olá seguidor(a)

Desde já, agradeço por teres lido esta publicação. Espero que, de alguma forma, te tenha ajudado (ou até mesmo inspirado) no teu dia a dia.
Se quiseres colocar algum comentário, opinião, sugestão ou até mesmo partilhar uma experiência, podes fazê-lo nesta secção.

Beijinhos,
The A World